A iTSE nasceu da necessidade de modernizar e simplificar os processos do setor alimentar. Ao longo dos anos, várias áreas evoluíram com recurso a tecnologia, no entanto a segurança alimentar ia ficando para trás.
01
Como começámos
Tudo começou numa conversa telefónica entre a Cristina e o João, dois amigos da licenciatura de Microbiologia na Universidade Católica Portuguesa, e que desde esse tempo enveredaram por percursos académicos e profissionais na área da Segurança e Qualidade Alimentar.
Durante os percursos em indústrias, grande distribuição e canal HoReCa, a Cristina e o João acompanhavam os desafios diários dos estabelecimentos e das suas equipas, como o tempo dedicado a registos, preenchimento inadequado de documentos, dificuldades em esclarecer dúvidas no imediato, formação de novos colaboradores e desconhecimento da conformidade do seu estabelecimento em tempo real.
Principais desafios identificados
Registo ineficaz de tempos de trabalho da equipa
Preenchimento inadequado de documentos
Dificuldades em esclarecer dúvidas no imediato
Formação ineficiente de novos colaboradores
iTSEsolution
02
Agilizar registos e processos
Eliminar papelada
Garantir a conformidade
O que se seguiu?
Desta forma, foram sentindo necessidade de melhorar processos, disponibilizar informação e procedimentos, de forma mais efetiva, a todos os colaboradores intervenientes e orientá-los para a realização dos controlos necessários que garantissem a segurança e qualidade alimentar. Começaram então a “desenhar” a iTSE, concebida para superar esses obstáculos.
A iTSE surge assim, utilizando recursos digitais para agilizar registos, processos, eliminar papelada e garantir a conformidade. O foco é proporcionar tranquilidade aos estabelecimentos alimentares, especialmente em situações de fiscalização.
Maior controlo
Maior segurança
Menos recursos
Mais sustentabilidade
Mais eficácia
Mais tranquilidade
03
O produto final
Enquanto isto, contactaram o Ricardo, com quem o João já tinha desenvolvido um projeto na área digital, com elevada experiência no desenvolvimento de software na grande distribuição e indústria.
Puseram mãos à obra, começaram a escrever aquilo que chamaram de “bíblia do HACCP”, um compêndio de ideias, fluxogramas, gráficos e procedimentos destinado a servir de base a uma aplicação informática que agregasse toda a informação e fosse o mais intuitiva possível. O Ricardo leu a “bíblia” de trás para a frente, aceitou o desafio e assim nasceu a iTSE.
A iTSEapp é uma aplicação tipo SaaS (Software as a Service) destinado a todos os operadores de géneros alimentícios (restaurantes, hotéis, indústrias, retalho e distribuição alimentar, cafetaria, entre outros) para implementação e acompanhamento do HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point).
O que é o HACCP?
O HACCP é um requisito legal obrigatório que visa assegurar a Segurança Alimentar ao longo de toda a cadeia alimentar. Atualmente, a grande maioria dos operadores e das empresas consultoras e de auditoria utilizam o papel como ferramenta para cumprimento dos requisitos legalmente exigidos.
05
Objetivos a cumprir
A iTSE tem como objetivo romper com as implementações tradicionais, digitalizando e agilizando todos os processos, eliminando a necessidade da utilização de papel e consumíveis associados (tinteiros, toners, impressoras, entre outros). Deste modo tornamos possível que toda a implementação, acompanhamento e auditorias possam ser realizadas in app, reduzindo drasticamente a necessidade de deslocações.
Menos recursos, maior sustentabilidade, mais eficaz.
Missão
Simplificar a segurança alimentar.
Visão
Ser um parceiro de referência para todas as empresas do setor alimentar.
Valores
Atenção ao cliente, Confiança, Inovação, Qualidade, Sustentabilidade, Simplicidade.